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5 estratégias de marketing para o setor de transporte e logística


Empresas de transporte e logística são negócios que raramente ou nunca trabalham com o consumidor final. São conhecidas, por isso, como B2B, sigla para “Business to Business”, Negócio para Negócio em inglês.

As estratégias de marketing, por tanto, diferenciam-se das mais popularmente aplicadas aos negócios que atendem ao público. Precisam ser bem pensadas e sincronizadas para atingir seu público real, que geralmente são os tomadores de decisão dentro das empresas.


1. Sites bem estruturados

Para começar, é preciso ter um local único onde o seu futuro cliente (lead) irá encontrar tudo sobre sua marca, todos os serviços oferecidos, sua missão e seu propósito. Não adianta ter milhões de páginas em redes sociais, é essencial ter um site. E ele precisa ser bem estruturado, com conteúdo atrativo e adaptado para o uso tanto em desktop quanto mobile. 


2. Estratégias de SEO

E falando em site, uma das principais estratégias de marketing para empresas B2B é o SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, que nada mais é do que otimizar o seu site para que seu futuro cliente encontre seu negócio com rapidez no Google e demais mecanismos de busca, estando na primeira página entre os principais resultados.

Mas não se deve parar nunca apenas otimizando o SEO do site. É preciso criar um blog com textos de qualidade, escrito com a mesma técnica, onde você trabalhará as diferentes soluções e serviços que proporciona em forma de conteúdos que esclarecem, tiram dúvidas. Assim, se seu cliente, por exemplo, procurar “Como fazer o tipo de transporte X”, no qual você é especialista, terá mais facilidade de encontrá-lo, encantando-se com o conteúdo para, então, interessar-se em contratar sua empresa.


3. Inbound Marketing

O marketing de atração, comumente conhecido como Inbound Marketing, se diferencia do marketing tradicional, sendo um conjunto de técnicas não invasivas criadas para atrair novos clientes.

Ou seja, ao invés da marca ir ao futuro cliente com anúncios, essa pessoa ou empresa vem voluntariamente atrás da empresa por conta dos conteúdos disponibilizados por ela em redes sociais, blogs e outros. Esses conteúdos, criados com a técnica de Marketing de Conteúdo, tem a intenção de converter esse visitante em cliente.


4. Marketing de Conteúdo

Para alimentar as estratégias de Inbound Marketing, entra o Marketing de Conteúdo. São conteúdos criados com objetivo final de marketing, mas que devem informar e encantar, tirando dúvidas e trazendo novidades relevantes, por exemplo.

A produção de conteúdo para blog utilizando técnicas de SEO, que comentamos anteriormente, estão nessa categoria. E-books, newsletters alimentadas por novidades e conteúdo, podcasts, vídeos e lives também são ferramentas que podem ser utilizadas voltadas para o Marketing de Conteúdo.


5. Mídia Offline

É claro que estar apenas no meio digital não basta. Em alguns casos é preciso sim impactar o cliente. A mídia offline para empresas B2B é extremamente importante. E ela está presente em diversas ações, por exemplo, na criação de uma apresentação comercial impressa interessante e criativa para levar em uma primeira reunião com um possível cliente, ou mesmo no uso de outdoor na região específica onde encontram-se as principais empresas com tomadores de decisão que podem escolher o seu negócio. 

Anúncios em revistas do setor que você pretende atingir também podem ser uma boa opção, impactando pessoas da área que podem ser ou conhecer o tomador de decisão.


A BPM Comunicação é uma agência de publicidade e marketing especialista em atender empresas de logística e transporte, com um portfólio que conta com GH Transporte e Logística, Bendini, Pasetto, Giopan, ALS, Transpezzini, Contrans, Tecadi, entre outras.

Quer as melhores soluções para seu negócio estar à frente da concorrência? Entre já em contato com nossa equipe pelo e-mail: contato@bpmcomunicacao.com.br

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